17 fevereiro, 2016

Entrevista com Luiz Scaff - CULINÁRIA DE UM FÍSICO



Mestre e doutor em Física, atua na área de Física Aplicada à Medicina há muitos anos. Professor, palestrante e escritor. Entre seus livros estão:
Bases Físicas da Radiologia (1979)
Física da Radioterapia (1997)
Radiações Mitos e Verdades (2002)
Radiologia Bases Físicas para Técnicos (2004)
Verdade ou Mentira? Você Decide! (2005)
Remoques (2008)
Conhecendo as Drogas... Sem Intimidades (2009)
Física na Radioterapia – 2 Volumes (2010)
Fale Menos Mal (2010)
Respostas que Você Sempre Quis Saber (2012)
Por que existem pessoas muito inteligentes? E por 
que existem pessoas muito burras? (2012)
Um Português Chamado Salim (2013)
Física Para Quem Odeia Física (2013)



Não é um simples livro de receitas e sim um caderno de laboratório onde o autor transcreveu suas experiências e aventuras na cozinha. Além das deliciosas receitas, todas práticas e fáceis, o livro trás muitas e utilíssimas dicas e curiosidades culinárias, essenciais para quem gosta ou quer aprender a cozinhar.

Não é mais um livro de receitas e sim meu caderno de laboratório onde transcrevi minhas experiências, não da minha vida científica como físico que sou, mas minhas experiências e aventuras na cozinha. De fato resolvi transcrever essas dicas, curiosidades e receitas, para homenagear dois de meus saudosos ascendentes: minha avó libanesa Saida, que foi uma exímia cozinheira, e meu querido chef, meu pai Alberto, que tinha a culinária correndo pelas veias e tornava os mais simples pratos em verdadeiras iguarias. Muitas das receitas são de pratos árabes por uma inevitável influência familiar. Muitas delas foram adaptadas para que ficassem mais rápidas e práticas, condições fundamentais para os dias de hoje, mas sem perder a magia e o sabor original. Boa leitura! Ou melhor, bom apetite!

Luiz Scaff

Olá Luiz. É um prazer contar com a sua participação no Blog Divulgando Livros e Autores da Scortecci do Portal do Escritor.

Do que trata o seu Livro? Como surgiu a ideia de escrevê-lo e qual o público que se destina sua obra?
Culinária. São muitas dicas e curiosidades além, é claro, das receitas, todas fáceis de serem executadas. Este livro foi escrito para quem quer se iniciar na cozinha e também para quem quer se aprimorar.

Fale de você e de seus projetos no mundo das letras. É o primeiro livro de muitos ou apenas o sonho realizado de plantar uma árvore, ter um filho e escrever um Livro?
É o meu 15° livro publicado. Tenho livros na área de Física Aplicada à Medicina, sobre Radioterapia, sobre as Radiações, sobre as Drogas, sobre Curiosidades, de Autoajuda, sobre a  Língua Portuguesa, Crônicas e outros assuntos.

O que você acha da vida de escritor em um Brasil com poucos leitores e onde a leitura é pouco valorizada?
É muito difícil viver só com os ganhos dos livros. O que adianta o povo saber ler se não lê? Escrevo porque quero deixar um legado. Quero dividir o que sei, a minha experiência.

Como você ficou sabendo e chegou até a Scortecci Editora?
Através da internet.

O seu livro merece ser lido? Por quê? Alguma mensagem especial para seus leitores?
Todo livro merece e deveria ser lido. Mesmo os livros ruins. Só lendo é que se aprende a escrever e portanto a se comunicar. Espero que meus leitores gostem das minhas dicas e receitas. Todas fruto da minha vivência com antepassados cozinheiros.

Obrigado pela sua participação.

Um comentário:

  1. Eu também sou física e também adoro cozinhar!(E escrever.) Fiquei curiosa sobre o livro. Parabéns e sucesso! :)

    ResponderExcluir