domingo, 9 de julho de 2017

Entrevista com E. J. H. Szpaler - Autora de: NOVELA DA ALFABETIZAÇÃO

Nome literário de Eliane de Jesus Honório Szpaler, é pedagoga e professora do Ensino Fundamental, artista plástica premiada em diversos salões de arte e membro da Academia Latino-Americana de Arte. Formou-se em Administração Pública: Educação Artística e Pedagogia, com pós-graduação em Educação Infantil, Gestão Escolar, Educação Especial e Arte Educação. Pela Scortecci publicou também A menina que não gostava de animais Poemas e Contos de Éllen Louise.



A pedagoga criou uma história lúdica para ensinar aos pequenos, de forma divertida e brincando, o sistema da escrita, tomando os devidos cuidados para que os alunos não fixem as letras como caricaturas. O professor pode usar as ilustrações do livro e ter um material de trabalho em mãos que promova atividades durante o ano letivo. Os alfabetizandos podem ouvir a história por capítulos contada pelo professor e/ou encenada com fantoches de vara. Para um bom resultado, é preciso que o professor leia os capítulos antes para poder contar a história com segurança, atendo-se a detalhes da escrita, como sons silábicos, de forma que a criança memorize ou entenda o sentido de cada capítulo. Exercícios com pesquisas de palavras com cada sílaba podem ser feitos ao final de cada capítulo, de acordo com a criatividade do professor, mas algumas sugestões também são dadas ao final de cada capítulo do livro. A própria contação de histórias pode ser feita pelos pais também, como uma história que se conta na hora de dormir. Boa contação de história!

Olá Eliane. É um prazer contar com a sua participação no Blog Divulgando Livros e Autores da Scortecci do Portal do Escritor.

Do que trata o seu Livro? Como surgiu a ideia de escrevê-lo e qual o público que se destina sua obra?
É uma coletânea de histórias para alfabetizar, desde as vogais, até textos, conta de modo lúdico, como poderia ter sido o nascimento de letras, sílabas, vogais, palavras e textos.

Fale de você e de seus projetos no mundo das letras. É o primeiro livro de muitos ou apenas o sonho realizado de plantar uma árvore, ter um filho e escrever um Livro?
É o meu 5º livro por este editora e não pretendo parar, tenho contos, crônicas, poesias, uma coletânea de fábulas e estarei lançando breve: A Bela Amortecida.

O que você acha da vida de escritor em um Brasil com poucos leitores e onde a leitura é pouco valorizada?
Acho que se nós que somos apaixonados pela literatura desistirmos de reforçar o quanto a mente humana é mais hábil e criativa que um computador que depende de alguém para programá-lo nunca mais teremos bons leitores.

Como você ficou sabendo e chegou até a Scortecci Editora?
Pela editora mesmo.

O seu livro merece ser lido? Por quê? Alguma mensagem especial para seus leitores?
É uma forma lúdica de pais e professores trabalharem com a alfabetização, junta experiências de sala de aula e além de contar com histórias para o ano todo, também trás atividades pedagógicas.

Obrigado pela sua participação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário